terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Balanço do ano de 2010

Mais um ano chega ao fim, deixando boas memórias no que ao Slotcar Racing diz respeito.
Vou fazer o balanço da minha actividade slotista de 2010, dividindo as minhas “vistas do interior” por várias partes, tentando ser o mais abrangente e objectivo possível.

AESlot Club

O meu Club do coração organizou, sempre por minha iniciativa e com a colaboração próxima dos associados que constituem o “Núcleo Duro”, seis campeonatos, entre as escalas 1:32, 1:28 e 1:24, e participou em quatro campeonatos Interpistas, estes formados por provas individuais e por equipas.

Ao todo, participei em sessenta e duas provas de velocidade que decorreram maioritariamente no AESlot Club, mas também em outros locais próximos (SCCL, Slot Model Racing, Speed SlotCar Mafra, Adrenaline, RGP Slot Center).
Ganhei algumas (poucas)… perdi a maioria, mas diverti-me bastante.

Provas “Grandes”

Além do referido no espaço anterior, participei em algumas provas ditas “Grandes”. Destas destaco as 24 Horas do Porto, onde me desloquei com a equipa SCCL Sem Stress. Com uma prova plena de problemas, nomeadamente de pneus e luzes, não conseguimos fazer melhor do que no ano anterior, isto apesar de uma qualificação bastante interessante nos permitir rodar junto aos mais rápidos.

Participei ainda, desta vez com a equipa do AESlot Club, nas 24 Horas do Estoril. Prova realizada nas esplêndidas instalações do Centro de Congressos do Estoril que tarda em ter o apoio merecido das equipas portuguesas de Norte a Sul do país. Prova com muito poucas equipas participantes, valeu sobretudo pelo convívio, pelo snack nocturno oferecido pelo Hotel Palácio, e pelo facto de ficar a dois passos de minha casa.

O AESlot Club, o Slot Car Clube de Lisboa e o Speed Slot Car Mafra decidiram, aproveitando o apoio do distribuidor do material PN Slot, papponni, e a facilidade de montagem e afinação dos chassis da referida marca, dar início a uma colaboração que tinha como objectivo a organização de campeonatos à escala 1:28 a que se chamou InterClubes 1:28. Até agora já se realizaram dois campeonatos e ainda estamos a ultimar o terceiro. Os primeiros, muito participados, recorreram a carroçarias do Renault Mégane Trophy – este tendo sido um campeonato individual – e a carroçarias de modelos GT – um campeonato por equipas ao género de mini-resistências. O último, que ainda decorre, usa modelos de Grupo C e à semelhança dos anteriores, tem dado corridas verdadeiramente espectaculares. Este é, sem dúvida um formato a continuar.

Deixo para o fim aquele que é, na minha opinião, o Campeonato mais importante que alguma vez tive a responsabilidade de organizar. Trata-se do ResisTejo, campeonato de resistência por equipas que passa por todas as pistas e clubes que demonstraram interesse em participar. O campeonato que terminou este ano, tendo começado em 2009, recorreu aos belíssimos modelos clássicos da NSR e decorreu de forma muito agradável a todos os níveis. Este ano já se iniciou a terceira edição que, até agora, tem demonstrado uma grande adesão por parte das equipas participantes, além de se revelar o mais competitivo dos últimos tempos.

Rally

Este ano decidi aventurar-me por outros pisos e outros modelos e realizei algumas provas de rally. Comecei por participar num rally na JP Racing, tendo, curiosamente, terminado no mesmo sítio as provas de rally em 2010. Daqui, e sem qualquer desprimor para os restantes organizadores de rallies, tenho de realçar a extrema qualidade e beleza dos troços de rally que a JP Racing nos apresenta.

Pelo meio participei no Campeonato de Rallies em terra que o Oeste Slot Center organizou, tendo obtido alguns resultados de destaque para um principiante. Ganhei, por exemplo, o campeonato de WRC 1:24, utilizando o meu Peugeot 307 WRC da Avant Slot.

Participei ainda na prova inaugural na Liga dos Amigos de Alenquer organizado pela Cartamotorsport e, mais para o fim do ano, desloquei-me a Mafra para participar nos rallies organizados pelo Speed SlotCar Mafra.

Futuro

O ano difícil que se avizinha vai ter, certamente, reflexos na organização de provas pelos diferentes espaços que habitualmente frequento. Acho que, se queremos manter vivo o nosso hobby, todos teremos de fazer um esforço adicional, apoiando os espaços que organizam as provas e que vão lutar por continuar a organizá-las.

Na parte que me toca, continuarei a organizar as provas no AESlot Club, a colaborar activamente a manter em funcionamento o InterClubes 1:28 e em propor a quarta edição do Resistejo, tentado que ele seja ainda mais abrangente do que tem sido.

Continuarei também a participar em alguns rallies, talvez menos que neste ano, mas farei o esforço por me deslocar aos espaços que os propõem.

Quanto a provas de 24 Horas… logo se vê.

Conclusão

Foi um ano que, no que respeita o Slotcar Racing, passou muito rapidamente. Muitas provas, muita conversa, muita brincadeira saudável, grandes amizades, poucos aborrecimentos. Espero que o de 2011 seja, pelo menos a este nível, igual ao que passou. Eu comprometo-me em fazê-lo melhor… mesmo com a crise, vou tentar fazer melhor.

Um Bom Ano de 2011 para todos.

1 comentário: